sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

É ÉPOCA DE PEQUI!!!

                O Pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha goiana, é também utilizado no Mato Grosso, norte de Minas Gerais e Tocantins, e em algumas regiões do nordeste brasileiro. É um fruto considerado tipicamente goiano.
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva. Símbolo da cultura do estado brasileiro de Goias, o pequi pode também ser encontrado em toda a a região Centro-Oeste (considerada a capital da fruta) e nos estados de Rôndonia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul) Piauí (extremo sul),Bahia (oeste),Ceara (sul), e nos cerrados de São Paulo  e Paraná . Em Goias  podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.
É encontrado também na Bolívia. 
       No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de Pequizeiro em homenagem à árvore, onde se celebra a festa do pequi todos os anos.                               Alguns também devem saber, como já foi noticiado na CH On-line, que as propriedades antioxidantes da polpa foram capazes de diminuir o número de mutações no DNA de culturas celulares e de ratos, causadas por substâncias quimioterápicas em testes in vitro e in vivo.
Mas isso tudo foi em 2004. Hoje, sete anos mais tarde, a mesma pesquisa está terminando seus testes com seres humanos, já registrou duas patentes e, em parceria com um laboratório farmacêutico, deve colocar as cápsulas de óleo de pequi à venda no Brasil como um nutracêutico – produto nutricional com substâncias terapêuticas.                                                                     Receita de Arroz de Pequi 
 Ingredientes da receita de arroz de pequi:
5 pequis bem amarelos, lavados
4 colheres (sopa) de óleo ou banha de porco
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
2 xícaras de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de água quente
Sal e pimenta-de-cheiro ou pimenta malagueta fresca, picada a gosto
1 colher (sopa) de cheiro verde picado.
Modo de Preparo:
Tire a casca dos pequis, coloque-os em uma panela, junte óleo ou banha, alho, cebola, leve ao fogo brando e refogue mexendo sempre, até a cebola e o alho ficarem dourados. 
Acrescente arroz, frite um pouco, junte água, tempere com sal, cozinhe até o arroz ficar macio e a água secar, junte pimenta a gosto e misture delicadamente. 
Tire do fogo, polvilhe com cheiro verde, mais um pouco de pimenta e leve à mesa.

3 comentários: